domingo, 14 de outubro de 2012

O ensino na EBD


A Bíblia diz “Se é ensinar, haja dedicação ao ensino” Rm 12.7b. Quando se fala em dedicação, trata-se somente de o professor estar preparado quanto à oração e domínio do conteúdo bíblico? Penso que não, mas não quero tirar a importância desses dois elementos, pelo contrário, estes são os principais, os primeiros da lista de prioridades de um professor da EBD. Mas, seguindo com a reflexão sobre “dedicação” vejamos seu significado.

 Dedicação: ato de dedicar-se a determinado serviço ou ocupação. Dedicar-se: Pôr-se ao serviço de. 

Como professores, devemos nos colocar a este serviço, ou seja, buscar aperfeiçoamento na prática do magistério. Assim sendo, podemos definir que professor dedicado é aquele que (seguindo a lista de prioridades) ora, estuda a palavra (para dominá-la), e procura estar atualizado quanto aos métodos e estratégias de ensino, como também ser um questionador de sua prática, para assim oferecer um ensino de qualidade. 
Partindo dessa reflexão, queremos trazer de forma sucinta uma definição do que é método e exemplos de metodologias, com o objetivo de contribuir para a atualização do professor da EBD.


Por método, entendemos que é um caminho para se chegar a um fim”, ou seja, é um conjunto de etapas que tem a finalidade de deixar o trabalho mais fácil, além disso, ele deve ter objetivos, pois com estes traçados, o método irá percorrer o caminho para alcançá-los. Por exemplo: 
• Assunto (objetivo): Jesus deseja que o perdão seja parte inerente de nossa vida. 
• Dinâmica (método): confeccione anéis de papel para representar o perdão. 
Cada anel representará uma fase da amizade e quando o conflito começou. Serão cinco anéis: O 1º terá o desenho de uma carinha bem feliz (tudo bem); 2º de uma carinha triste (decepção); o 3º de uma mancha escura (o problema); o 4º de uma cruz (o perdão); o 5º com o desenho de um presente (a recompensa) Depois de colocarem os anéis em cada dedo, eles falarão, resumidamente, a experiência vivida com o amigo. Após isto, peça que orem uns pelos outros para que possam perdoar e acabar com a briga. Após a oração diga-lhes para cortarem os anéis de numero 2 e 3. 
Neste exemplo vemos que o objetivo é ensinar sobre o perdão, para isto o professor utilizará a dinâmica dos anéis como método para alcançá-lo. Tuller (2007), falando sobre ensino participativo diz que precisamos compreender que nossos alunos precisam ter contato direto com a realidade para aprender, o professor precisa contextualizar o ensino, fazer com que os assuntos tratados pela Bíblia tenham sentido real na vida dos alunos (p. 22). 
Com isso, selecionamos algumas metodologias, que poderão ser úteis para o professor de classes infanto-juvenis: 
1. Continue a história: Para reforçar a prática da verdade bíblica, a oralidade e imaginação. Exemplo da lição “José e seus irmãos” para ensinar sobre a importância do perdão. • Organizar a classe em círculo • Dizer aos alunos que vai contar uma história incompleta • O professor deve começar e passar para o primeiro aluno • Cada aluno terá um minuto para narrar uma parte da história • Ao terminar o tempo, o próximo continua do ponto em que foi interrompida, criando sua parte. Os resultados são surpreendentes.
 2. Revisão com recursos: Levar os recursos da aula anterior e pedir a um voluntário para falar sobre a lição e o que aprendeu, usando os visuais. 
 3. Bricolagem: É muito útil para se brincar com desenhos ou palavras e, ao mesmo, criar seu próprio trabalho, revisar versículo e conteúdo da lição. • Recortar diversas gravuras, desenhos e palavras de jornais e revistas • Tarefa: Criar frases ou textos, através das palavras e desenhos recortados, montar e colar em papel sulfite. 
4. Preparar perguntas para fazer aos alunos: As perguntas feitas diretamente aos alunos podem ajudá-los a avaliar até que ponto está aprendendo. O mestre poderá iniciar a sua aula com uma série de perguntas para que os alunos reflitam sobre elas e, talvez, consigam respondê-las quando tiver concluído sua preleção.
 5. Pergunta circular: Esta serve para o inicio da aula, consiste em o professor anunciar que a mesma pergunta será feita a todos os alunos, um por um, com a obrigação de todos responderem quando chegar a sua vez. Exemplo: que diferença há entre a sabedoria puramente humana e a proveniente de Deus? “Existe diferença entre sabedoria e conhecimento? Outras perguntas podem ser elaboradas de acordo com o objetivo da aula. 6. Discutindo em grupo: De acordo com o tema da lição, o professor poderá formular perguntas, dividir a turma em grupos e para cada um entregar a pergunta. Todos terão alguns minutos para discutir, após isso, cada grupo deverá apresentar seu ponto de vista a cerca da pergunta. Essa atividade faz com que o aluno participe ativamente da aula e o professor pode aproveitar-se muito bem dela. 
 7. Mini - seminário: O professor pode dividir os tópicos da lição para duplas de alunos, e os mesmos devem preparar uma breve apresentação, utilizando cartazes entre outros recursos. Ao final o professor e os alunos representando tópicos opostos podem fazer suas colocações se necessário for.
Autoria: Aline Torres
 Bibliografia:
TULLER, Marcos. Manual do Professor de Escola Dominical. CPAD: Rio de Janeiro. 2002. 
TULLER, Marcos. Dicionário de Educação Cristã. CPAD: Rio de Janeiro. Ed. 1, 2004. 
TULLER, Marcos. Ensino participativo na Escola Dominical. CPAD: Rio de Janeiro. Ed. 3, 2007. NASCIMENTO, Lourdes. Ensino Infantil, Metodologias para deixar as aulas mais dinâmicas e criativas. In: Ensinador Cristão. Ed 39º. CPAD: Rio de Janeiro. 2009. 
COSTA, Ángela Sueli Silva da. Escolhas que agradam a Deus. Revista mestre 4. Pré-adolescentes. CPAD: Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...