quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material Didático para falar de Sonhos para o Futuro!!!

“Alegra-te, pois no SENHOR teu Deus e ELE satisfará os desejos do teu coração.”
(Salmo 37.4)

Por esses dias andamos mexendo em coisas guardadas a muito tempo, encontramos papeis velhos e foi poeira para tudo quanto foi lado, mas no meio da bagunça eu encontrei um material didático usado em uma aula para as adolescentes a alguns anos atrás.

Não lembro qual foi a lição especificamente porque realmente isso tem um tempo, mas eu lembro do dia e do momento no qual usei o material e sei que nesse dia falei de sonhos, não os de padaria, mas os que nos ajudam a permanecer caminhando na estrada da vida que leva aos céus.

Eu peguei uma cartolina branca, dobrei ao meio e depois dobrei novamente fazendo um retângulo, cortei as bordas fazendo ondinhas, usei lápis de cera, colei as letras da palavra futuro e usei cola relevo para fazer os detalhes e ficou assim:


A partir disso comecei o papo de fim de aula sobre sonhos. Na adolescência a gente tem muitos sonhos, pode crê, mas os adultos também os tem e é bom compartilhar com as alunas ou alunos, isso faz nascer vínculos.

Depois do papo eu abrir a cartolina mostrando o que coloquei dentro, ou seja, duas folhas de oficio que colei uma na outra, cortei novamente as bordas e usei lápis de cera azul para decorar, depois colei na metade da cartolina com a pergunta: "Qual seu sonho?". No momento que abro essa parte da cartolina já falamos sobre nossos sonhos então é só pedi que cada aluna escreva seu sonho e assine, eu também coloquei meu sonho nesse espaço.


E sim, uma coisa é sonhar, outra é realizar, muitas coisas nos separam de nossos e para realiza-los precisamos trabalhar, então, depois de escrever nossos sonhos é bom começar a pensar em como realizar, falar sobre isso com as meninas ou meninos, moças ou moços.

Quando todos já estão com algo em mente que fazer para realizar seus sonhos é ora de abrir mais uma vez a cartolina:


Dentro da cartolina eu coloquei a pergunta: "O que você vai fazer para tornar o seu sonho REAL???" e pedi para as meninas escrevessem o que elas tinham em mente para tornar os sonhos reais e refleti com elas a respeito de Deus e que ele sempre vai nos ajudar a realizar nossos sonhos.

Foi um bom momento, esse material didático foi útil pode ser  usado em quase todas as faixas etarias sem problema, é fácil de fazer e barato.

E por fim, deixo a canção de Sergio Lopes: Sonhos!


Com amor Jacilene.

2 comentários:

  1. Muito bom, vc deveria postar mais kkkkkk, sinto sua falta com suas aulas e ideias, meus sonhos estão sendo sonhados juntos com uma dezena de amigos sou chique bemmmmmmmmmmm.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...